El mismo és otro

William Machado

14/12/2013 à 28/02/2014

El mismo es otro, exposição individual do artista William Machado, inclui 18 trabalhos inéditos da sua recente produção, que se situam no limiar entre pintura e objeto. William Machado se destaca entre a nova geração de artistas brasileiros por sua produção robusta e coesa. Partindo de uma problemática originada em desenhos, produzidos ainda no início dos anos 2000 e que consistiam no acúmulo de camadas de gestos isolados sobre material transparente, Machado perscruta o plano – e sua improvável capacidade de ainda constituir o que se chama arte, ou a obra de arte – e o empurra até o limite do objeto. Em sua investigação, o artista corta o plano, fragmenta o plano, justapõe os planos e constitui o plano outra vez, mas sem nunca devolvê-lo ao que foi. A fragmentação – que outrora fora artifício para se livrar do plano – volta corpo, espesso e meio incerto em sua obra recente. Aqui, procedimentos técnicos de reprodução e pintura bem conhecidos se imiscuem a processos e materiais não tão caros ao mundo da arte e neles tomam corpo: padrões produzidos por meio de estênceis, a fina matéria brilhante do esmalte automotivo, o apelo duvidoso das superfícies de fórmica. Tudo é conhecido, tudo nos diz respeito, mas, ainda assim – e aí repousa sua astúcia – tudo é ao mesmo tempo distante: seus trabalhos permanecem inapreensíveis por um só olhar, inabarcáveis pelo braço que os segura entre aqui e ali. E assim resistem, fora do alcance fácil de um mundo de soluções, como um problema que não se entrega, mas que, pelo contrário, se põe diante de nós, a toda e cada vez, como a perguntar: “Qual é a maior distância entre um ponto e ele mesmo?

SOBRE O ARTISTA

Curitiba, Brasil, 1979. Graduado no curso de Educação Artística/Artes Plásticas UFPR , Curitiba-PR, 2003

Principais mostras individuais: El mismo és outro , na Galeria Casa da Imagem - Curitiba / PR (2013); Descontinuo em três segmentos, no SESC da Esquina - Curitiba / PR (2008); Intervenção nas escadarias do SESC da ESQUINA - Curitiba PR (2004).

Principais mostras coletivas: Oras bordas, Galeria Casa da Imagem - Curitiba /PR (2013) - 9, Musa – Curitiba/ PR (2012) - Houston, we’ve had a problem, Galeria Casa da Imagem - Curitiba /PR (2009) - Mais perto, Galeria Ybakatu - Curitiba /PR (2006); A matriz e a linguagem, Semana de Arte do Paraná / Brasil em Córdoba – SEEC - Biblioteca de Córdoba, Argentina(2004) ; Coletiva , Museu de Arte Contemporânea do Paraná(2004) ; Outro Ponto de Vista, Galeria da Caixa - Curitiba /PR (2004); nome, Galeria Andrade Murici - Curitiba /PR (2004); Quanto Bastante , Memorial de Curitiba - Curitiba PR. (2004).

Residências artísticas / Prêmios: Bolsa Produção de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba / Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. (2014 - atual)

< voltar